domingo, 1 de novembro de 2009

Elizabeth - A era de ouro



Filme indicado pelo meu querido professor de história, Jodenir.
O filme se passa em 1585, durante o reinado da Rainha Elizabeth I.
A Espanha ainda é o maior império, porém, inicia-se uma guerra santa para difundir o catolicismo, planejando matar a rainha inglesa Elizabeth I (Cate Blanchett), para que a rainha escocesa Mary Stuart (Samantha Morton)assuma o trono. Ao mesmo tempo em que tem de lidar com as ameaças ao trono, Elizabeth precisa resolver sua solidão.
Traições, romance, guerra, paz, se misturam formando uma combinação perfeita.
Após muitos candidatos, Elizabeth, se apaixona pelo aventureiro Sir Walter Raleigh(Clive Owen), que se encontra as escondidas com a sua protegida e amiga Elizabeth Throckmorton(Abbie Cornish); quando descobre, Elisabeth fica enfurecida, mas depois lhes concede o perdão.
Sentindo-se casada com o seu país, recusou-se a aceitar um marido apesar das exigências de conselheiros e do parlamento inglês para que casasse e tivesse um herdeiro. Sendo mais tarde apelidada de Rainha Virgem
Elizabeth I, no meio dos penteados e da sua pálida face de boneca, era uma rainha inteligente e carismática, controlada e controladora.

Se nós conseguirmos observar a perfeição, podemos facilmente deixar-nos envolver pelo belíssimo figurino de Alexandra Byrne, e um guarda-roupa que transforma Elizabeth numa deusa mítica. De tirar a respiração é também a impressionante cena de batalha naval, dos barcos espanhóis, contra os quais Inglaterra lançou navios em chamas.

Mais do que merecido o Oscar de melhor figurino.
direção: Shekar Khapur