domingo, 12 de setembro de 2010

5x Favela - Agora por nós mesmos

A proposta inicial do filme não é mostrar a favela dos bandidos,a favela dos policias,a favela de preconceitos. Mas sim a favela da comunidade; mostrando o ponto de vista dos moradores.
Por isso, o projeto deu chance para quem veio de lá, com orientação de alguns cineastas como Walter Salles, Ruy Guerra e Fernando Meirelles e a produção de Renata de Almeida e Cacá Diegues.
São sete diretores e com a busca de novas maneiras diferentes de narrativas é composto de 5 pequenas e diferentes histórias sobre moradores de diferentes comunidades cariocas; ganhando sete prêmios do III Festival de Paulínia.
Então vamos aos curtas:
•Fonte de Renda, de Manaíra Carneiro e Wagner Novais
Tem como protagonista o jovem da favela Maicon (Sílvio Guindane) que, ao passar na faculdade de Direito tem dificuldade de se manter devido aos altos custos dos materiais e, ao sofrer o preconceito de seu colega de classe, que achava que, por ele ser da favela, conseguiria drogas facilmente, se envolve com o tráfico, colocando em risco a vida de sua família, deixando o final um tanto quanto moralista.
•Arroz com Feijão, de Rodrigo Felha e Cacau Amaral
Tendo como protagonistas os dois amigos Wesley (Juan Paiva) e Orelha (Pablo Vinícius), ainda crianças, que tentam de várias maneiras conseguir um pouco de dinheiro para comprar um frango, que serviria de jantar para a comemoração do aniversário do pai de uma delas; é muito interessante a parte em que os diretores conseguiram reverter a lógica do “eu sou pobre, favelado e minha vida é injusta, por isso eu posso roubar você” quando os dois amigos são assaltados por alguns playboys.
•Concerto Para Violino, de Luciano Vidigal
Os principais personagens são três amigos de infância: Márcia (Cíntia Rosa), Jota (Thiago Martins) e Ademir (Samuel de Assis), que ao se reencontrarem, expõem terem seguido rumos opostos quando adultos. Polícia, música, tráfico, violência e compaixão são alguns dos temas explorados no curta.
Ao assistir o filme uma coisa não saia da minha cabeça: “... mas a proposta do filme não é livrar a favela de violência e tráfico? A proposta não era mostrar a favela na visão dos moradores? Porque estão nos mostrando(outra vez, novamente, de novo, mais uma vez, again) a violência do tráfico?”, depois de pensar mais um pouco vi que o projeto consiste em nos mostrar o ponto de vista dos moradores e infelizmente a violência e o tráfico ainda está muito presente em suas vidas, por isso, havia essa necessidade, para que não nos esqueçamos disso.
•Deixa voar, de Cadu Barcelos
Flávio (Vítor Carvalho), ao perder a disputa de pipas com um rival, deixa que a pipa de seu amigo voe para a favela vizinha(que é inimiga). Para buscá-la ele precisa ir até lá e apesar do medo, ele decide buscar a pipa.
É, o filme é só isso, chatinho... hahaha!
•Acende a Luz, de Luciana Bezerra
No curta que encerra o filme,temos uma comunidade que lida com a pobreza através do riso e não do choro, é uma história baseada em fatos reais, é o que mais se aproxima do cotidiano da favela, mostrando aquilo que não é noticia de jornais,quando um operário da companhia elétrica é feito de refém até que a luz seja restabelecida para a véspera do natal. A revolta dos moradores é desorganizada, hora ameaçam o técnico, hora lhe oferecem café ou cerveja.
É em uma parte, com um comentário, que o projeto fica mais claro: “Aqui é natal também”, fala o operário da companhia elétrica para um outro que negava levar uma peça necessária para o estabelecimento de energia ao local.


Um filme com gente do povo, amadores, profissionais, histórias humanas, realidade, paixão, humor e crítica social.
Quanto aos curtas, alguns eram muito bons, outros nem tanto, o que é característico destas narrações.


"A escolha é a alma gêmea do destino." (Sarah Ban Breathnach)
"Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você." (Steve Beckman)

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Avatar


E mais um vez Cameron mostra que não veio para brincar de fazer cinema. "Avatar" foi iniciado após o fim das gravações de Titanic. Porque tanta demora para a estréia? "Avatar" foi uma inovação em termos de tecnologia cinematográfica com desenvolvimento em visualização 3D, tais tecnologias foram possibilitadas pela chamada "performance capture", que significa captura do movimento, com apenas 40% de suas cenas gravadas com atores reais e 60% criadas em computaçao gráfica. Mas é claro que estamos falando de equipamentos caros e complexos, ja que proporciona gráficos mais detalhados das ações do objeto e também detalhes expressivos do corpo, gerando um custo total do filme de aproximadamente 500 milhões de dólares.

Enfim, vamos ao filme:

É o ano de 2154, o planeta Terra está sem energia, e com o objetivo de reabastece-lo, uma corporativa humana explora o minério chamado Unobtanium no planeta chamado Pandora.
Pandora é um planeta com uma vegetaçao similar a planície da floresta amazonica e está a 4.4 anos luz da Terra com uma imagem de como seria o lugar que chamamos de Paraíso. É um planeta cheio de mistérios e maravilhas, com uma diversidade incrível de animais e plantas, fascinantes e perigosos, que nos remete aos nossos sonhos. O mais fascinante de Pandora é o modo como os seres vivos podem se comunicar, é como se fosse um sistema nervoso que unisse todas as coisas em Pandora. Porém, os seres humanos nao conseguem respirar em tal planeta, devido ao excesso de dióxido de carbono.
Em Pandora, junto com os outros seres vivos, vivem os Na'vis, humanóides azuis, com caudas,medindo quase 3 metros de altura.
Os pesquisadores humanos, criam um programa chamado Avatar, em que criam humanos-na'vi geneticamente modificados, uma vez que o doador humano compartilha seu DNA ao dos Na'vi, ele tem o poder de controle do seu Avatar. É nesse momento que somos apresentados a Jake Sully(Sam Worthington), um ex-fuzileiro paraplégico, irmao gemeo de Thomas, falecido doador de DNA ao programa. Como apenas os doadores podem controlar seu avatar, e o DNA de Jake é compativel, ele concorda em substituir seu irmao. E é na visao de Jake que somos apresentados ao mundo de Pandora.
Em sua primeira viajem a Pandora, Jake é atacado por um animal local e se perde do grupo, a noite é atacado por outros animais, mas é salvo pela Na'vi Neytiri. Muitos meses vao se passando e na transiçao de Jake entre o mundo real e o mundo de Pandora vai se tornando cada vez mais interessante. Jake vai nos mostrando a cultura dos Na'vi, suas fortes ligaçoes com a natureza e sua inteligencia.
Após a invasao dos humanos em Pandora, Jake tenta avisar os Na'vis para fugirem, se nao seriam massacrados, após a tentativa é preso e desconectado de seu avatar pelos humanos, mas com a ajuda de outros, ele foje e se conecta novamente ao seu avatar para ajudar os Na'vis a se defenderem.
Uma guerra se inicia em Pandora, os humanos com armas de ultima geraçao e os Na'vis com armas primárias, a derrota dos Na'vis estava certa, até receberem a ajuda de todos os seres vivos de Pandora, enviados pela deusa Eywa.
Após a derrota dos humanos ( pela primeira vez, né gente? ) eles sao expulsos de Pandora, permitindo apenas a permanencia de alguns.

O roteiro de Avatar, na minha opiniao, nao se diferencia tanto daqueles de outros seres, em outros planetas a muitos anos luz em um futuro distante, já que hoje em dia, filmes sao "todos" cliches de outros. Porem, Avatar é o melhor em seu genero, com uma perfeiçao indescritível. Vale a pena assistir, umas 3 vezes, hahaha.