sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Avatar


E mais um vez Cameron mostra que não veio para brincar de fazer cinema. "Avatar" foi iniciado após o fim das gravações de Titanic. Porque tanta demora para a estréia? "Avatar" foi uma inovação em termos de tecnologia cinematográfica com desenvolvimento em visualização 3D, tais tecnologias foram possibilitadas pela chamada "performance capture", que significa captura do movimento, com apenas 40% de suas cenas gravadas com atores reais e 60% criadas em computaçao gráfica. Mas é claro que estamos falando de equipamentos caros e complexos, ja que proporciona gráficos mais detalhados das ações do objeto e também detalhes expressivos do corpo, gerando um custo total do filme de aproximadamente 500 milhões de dólares.

Enfim, vamos ao filme:

É o ano de 2154, o planeta Terra está sem energia, e com o objetivo de reabastece-lo, uma corporativa humana explora o minério chamado Unobtanium no planeta chamado Pandora.
Pandora é um planeta com uma vegetaçao similar a planície da floresta amazonica e está a 4.4 anos luz da Terra com uma imagem de como seria o lugar que chamamos de Paraíso. É um planeta cheio de mistérios e maravilhas, com uma diversidade incrível de animais e plantas, fascinantes e perigosos, que nos remete aos nossos sonhos. O mais fascinante de Pandora é o modo como os seres vivos podem se comunicar, é como se fosse um sistema nervoso que unisse todas as coisas em Pandora. Porém, os seres humanos nao conseguem respirar em tal planeta, devido ao excesso de dióxido de carbono.
Em Pandora, junto com os outros seres vivos, vivem os Na'vis, humanóides azuis, com caudas,medindo quase 3 metros de altura.
Os pesquisadores humanos, criam um programa chamado Avatar, em que criam humanos-na'vi geneticamente modificados, uma vez que o doador humano compartilha seu DNA ao dos Na'vi, ele tem o poder de controle do seu Avatar. É nesse momento que somos apresentados a Jake Sully(Sam Worthington), um ex-fuzileiro paraplégico, irmao gemeo de Thomas, falecido doador de DNA ao programa. Como apenas os doadores podem controlar seu avatar, e o DNA de Jake é compativel, ele concorda em substituir seu irmao. E é na visao de Jake que somos apresentados ao mundo de Pandora.
Em sua primeira viajem a Pandora, Jake é atacado por um animal local e se perde do grupo, a noite é atacado por outros animais, mas é salvo pela Na'vi Neytiri. Muitos meses vao se passando e na transiçao de Jake entre o mundo real e o mundo de Pandora vai se tornando cada vez mais interessante. Jake vai nos mostrando a cultura dos Na'vi, suas fortes ligaçoes com a natureza e sua inteligencia.
Após a invasao dos humanos em Pandora, Jake tenta avisar os Na'vis para fugirem, se nao seriam massacrados, após a tentativa é preso e desconectado de seu avatar pelos humanos, mas com a ajuda de outros, ele foje e se conecta novamente ao seu avatar para ajudar os Na'vis a se defenderem.
Uma guerra se inicia em Pandora, os humanos com armas de ultima geraçao e os Na'vis com armas primárias, a derrota dos Na'vis estava certa, até receberem a ajuda de todos os seres vivos de Pandora, enviados pela deusa Eywa.
Após a derrota dos humanos ( pela primeira vez, né gente? ) eles sao expulsos de Pandora, permitindo apenas a permanencia de alguns.

O roteiro de Avatar, na minha opiniao, nao se diferencia tanto daqueles de outros seres, em outros planetas a muitos anos luz em um futuro distante, já que hoje em dia, filmes sao "todos" cliches de outros. Porem, Avatar é o melhor em seu genero, com uma perfeiçao indescritível. Vale a pena assistir, umas 3 vezes, hahaha.

9 comentários:

  1. ótimo post, com certeza vale mesmo amiga!
    Muito bom e com uma perfeição de detalhes :D
    Tá mandando bem mesmo com o blog em! Sucesso...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário no meu blog.
    Se se empenhar, seu blog certamente será um sucesso. Recomendo mais capricho com acentuação e pontuação...
    ;D

    Sobre AVATAR, aind anão tive a oportunidade de vê-lo, mas todos parecem falar bem dele. Deve ser unânime que esse seja um bom filme, provavelmente uma das melhores ficções científicas lançadas ultimamente.

    ResponderExcluir
  3. obrigada Lues, sobre a acentuaçao.. meu teclado esta estragado e só estam funcionando algumas teclas, hahaha. beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, assisti Avatar e gostei. Esperava menos, devo confessar, pois a história é fraquíssima - alguém já assistiu Pocahontas? -, mas isso não impediu que o novo mundo criado com perfeição por Cameron e seu 3-D estereoscópico me encatasse.

    Abraço

    Cinema para Desocupados

    ResponderExcluir
  5. Confesso que esperava menos, bem menos talvez.

    Achei o filme uma coisa única, belo e eficaz de lindo - não somente pelos efeitos especiais. abs

    ResponderExcluir
  6. Eu já assisti 2 também ! rsrs
    As opiniões são diversas, eu adorei! Sou fã de James Cameron e sua ambição como cineasta é admirável.

    Obrigado per seguir meu blog! Já estou te seguindo como pode ver, adorei o conteúdo de seu blog, estarei sempre por aqui. Gostei especialmente de sua definição no perfil, poético!

    Aguardo novas atualizações.
    Mulheres unidas pelo cinema !!! =)

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mari!
    Também agradeço a visita em meu blog. Vou cadastrar o seu lá no Cinema em Casa.
    Sobre o Avatar, tenho uma opinião meio rebelde sobre ele. Concordo com tudo que você comentou sobre clichês. Mas não perdôo a obra porque ela foi louvada em excesso durante as premiações do ano passado, e isso é uma piada.
    Assisti uma vez e para mim já foi demais. Hehe!

    Até mais!

    ResponderExcluir
  8. Avatar é entretenimento de primeira. Gostei muito de seu blog e dos comentários. Estou te seguindo. Qualquer coisa se quiser, dá uma passadinha depois no meu. http://blogdokley.blogspot.com/
    Bjss.

    ResponderExcluir